Principal Produtividade A melhor hora do dia para beber café, de acordo com a ciência

A melhor hora do dia para beber café, de acordo com a ciência

Como qualquer pessoa que esteja lendo esta coluna sabe, há evidências científicas substanciais de que o café é incrivelmente bom para sua saúde e prolonga sua vida. De acordo com uma meta-análise de 127 estudos, beber café :

  • reduz o risco de câncer em até 20%;
  • reduz o risco de doenças cardíacas em 5 por cento;
  • reduz o risco de diabetes tipo 2 em 30 por cento; e
  • reduz o risco de doença de Parkinson em 30 por cento.

O café faz isso inundando seu corpo com antioxidantes naturais, reparando seu DNA, acalmando a inflamação relacionada ao estresse e melhorando a eficiência das enzimas que regulam a insulina e a glicose. Não é de surpreender que os bebedores de café, em média, vivam mais do que aqueles que não bebem.



Dito isso, beber seu café em horários diferentes do dia pode aumentar ou reduzir seus benefícios - ou mesmo transformá-lo em um risco para a saúde, de acordo com pesquisas em cronofarmacologia, um ramo da neurociência que estuda como as drogas atuam com (ou contra) as pessoas ritmos biológicos naturais.



Vou ser um pouco técnico aqui, mas tenha paciência comigo.

Há uma parte do cérebro chamada núcleo supraquiasmático (SCN) que controla o cortisol (também conhecido como o hormônio do estresse), que, quando presente, faz você se sentir alerta e, quando ausente, sonolento. Assim como a cafeína.



O SCN libera cortisol de acordo com seu ritmo circadiano, um ciclo de 24 horas que é um pouco diferente para cada pessoa. Os madrugadores e os noctívagos, por exemplo, têm ritmos circadianos que se deslocam entre si por cerca de 12 horas.

De acordo com neurocientista Steven L. Miller , um pesquisador de pós-doutorado na Geisel School of Medicine em Dartmouth, beber café quando seu SCN já está liberando bastante cortisol limita seus efeitos positivos porque você já está 'conectado'.

Em outras palavras, café + cortisol = estresse extra (o que faz mal à saúde).



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Por outro lado, se você beber café quando seus níveis de cortisol estão baixos, isso suaviza seu humor e seu nível de energia para que você possa fazer mais sem ficar nervoso.

Para a pessoa média (ou seja, alguém que sobe por volta das 6:30 da manhã), os níveis de cortisol atingem o pico em:

  • 8h às 9h,
  • meio-dia às 13h, e
  • 17h30 às 18h30

Para os madrugadores (como o CEO da Apple, Tim Cook, que acorda às 3:45 da manhã), você ajusta esses números para cerca de três horas. Para os noturnos (como o co-fundador do Reddit Alexis Ohanian, que acorda às 10h), você ajusta esses números para frente em cerca de três horas.

Então, dado esse ciclo (devidamente compensado para combinar com seu ritmo particular), qual é a melhor hora para beber sua primeira xícara de café?

Bem, como os níveis de cortisol começam a subir no momento em que você sai da cama, se você beber sua primeira xícara de café no café da manhã ou durante o trajeto, não está obtendo todos os benefícios e pode estar criando estresse desnecessário.

Da mesma forma, se você espera até o almoço para sua primeira xícara, você a beberá quando seus níveis de cortisol estiverem altos, limitando assim sua eficácia.

Mesmo que o seu cortisol diminua à tarde, beber café não é uma boa ideia porque, de acordo com WebMD , a cafeína permanece em seu sistema por até 12 horas e pode ajudar a criar insônia, uma grande fonte de estresse e um grande perigo para a saúde. O mesmo vale para beber café à noite (embora o descafeinado seja provavelmente OK).

Assim, pelo processo de eliminação, o melhor horário para uma pessoa comum (ou seja, nem madrugador nem noturno) beber café com cafeína é entre 9h30 e 11h30.

Além disso, como expliquei anteriormente, para obter todos os benefícios do café, você deve beber entre quatro e seis (oito onças) xícaras de café durante essa janela de duas horas.

Bottoms up!

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