Principal Vida Inicial 6 maneiras de parar de se preocupar com coisas que você não pode controlar

6 maneiras de parar de se preocupar com coisas que você não pode controlar

Há uma verdade brutal na vida que algumas pessoas se recusam a aceitar - você não tem controle sobre muitas das coisas que acontecem na vida.

Algumas das pessoas que resistem a essa verdade tornam-se obcecadas por controle. Eles microgerenciam, se recusam a delegar tarefas e tentam forçar outras pessoas a mudar. Eles acham que, se conseguirem obter controle suficiente sobre outras pessoas e as situações em que se encontram, podem evitar que coisas ruins aconteçam.

Outros sabem que não podem evitar que coisas ruins aconteçam, mas se preocupam com isso mesmo assim. Eles se preocupam com tudo, desde desastres naturais a doenças mortais. Suas preocupações os mantêm ocupados, mas, no final das contas, eles perdem seu tempo e energia porque se preocupar não adianta nada.



Se você perde muito tempo se preocupando com coisas que não pode controlar, aqui estão seis coisas que podem ajudar:

1. Determine o que você pode controlar.

Quando você se sentir preocupado, pare um minuto para examinar as coisas sobre as quais você tem controle. Você não pode impedir a chegada de uma tempestade, mas pode se preparar para ela. Você não pode controlar como outra pessoa se comporta, mas pode controlar como reage.

Reconheça que, às vezes, tudo o que você pode controlar é seu esforço e sua atitude. Quando você coloca sua energia nas coisas que pode controlar, você será muito mais eficaz.

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2. Concentre-se em sua influência.

Você pode influenciar pessoas e circunstâncias, mas não pode forçar as coisas a seguirem seu caminho. Portanto, embora você possa dar a seu filho as ferramentas de que ele precisa para tirar boas notas, não pode fazê-lo tirar um GPA 4.0. E embora você possa planejar uma boa festa, não pode fazer as pessoas se divertirem.

Para ter mais influência, concentre-se em mudar seu comportamento. Seja um bom modelo e estabeleça limites saudáveis ​​para você.

Quando você estiver preocupado com as escolhas de outra pessoa, compartilhe sua opinião, mas apenas uma vez. Não tente consertar pessoas que não querem ser consertadas.

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3. Identifique seus medos.

Pergunte a si mesmo o que você tem medo que aconteça. Você está prevendo um resultado catastrófico? Você duvida de sua capacidade de lidar com a decepção?

Normalmente, o pior cenário não é tão trágico quanto você pode imaginar. Há uma boa chance de você ser mais forte do que pensa.

Mas às vezes as pessoas ficam tão ocupadas pensando: 'Não posso permitir que meu negócio falhe', que não param para se perguntar: 'O que eu faria se meu negócio falisse?' Reconhecer que você pode lidar com o pior cenário pode ajudá-lo a colocar sua energia em exercícios mais produtivos.

4. Diferencie entre ruminar e solução de problemas.

Repetir conversas em sua cabeça ou imaginar resultados catastróficos continuamente não ajuda. Mas resolver um problema é.

Portanto, pergunte-se se o seu pensamento é produtivo. Se você estiver resolvendo ativamente um problema, como tentar encontrar maneiras de aumentar suas chances de sucesso, continue trabalhando em soluções.

Se, no entanto, você está perdendo tempo ruminando, mude o canal em seu cérebro. Reconheça que seus pensamentos não são produtivos e levante-se e vá fazer algo por alguns minutos para que seu cérebro se concentre em algo mais produtivo.

5. Crie um plano para administrar seu estresse.

Praticar exercícios, uma alimentação saudável e dormir bastante são apenas algumas das coisas essenciais que você precisa fazer para cuidar de si mesmo. Você precisa de tempo para administrar seu estresse para poder operar com mais eficiência.

Encontre analgésicos saudáveis, como meditação, estar com amigos ou praticar um hobby. Preste atenção ao seu nível de estresse e observe como você lida com a angústia. Elimine habilidades de enfrentamento prejudiciais, como beber muito ou reclamar com outras pessoas.

6. Desenvolva afirmações saudáveis.

Tenho duas frases que uso para me lembrar de agir ou me acalmar. O primeiro é, 'Faça acontecer.' Sempre que me pego dizendo algo como 'Espero que esteja tudo bem hoje', eu me lembro: 'Faça acontecer.' Isso me lembra que estou no controle de minhas ações.

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Então, quando me pego pensando em algo sobre o qual não tenho controle, como 'Espero que não chova no sábado', digo a mim mesmo: 'Posso lidar com isso'. Essas pequenas frases rápidas que tenho em mãos me impedem de perder meu tempo com coisas que não posso controlar. Eu farei o que puder para que isso aconteça ou lidarei com as coisas sobre as quais não tenho controle.

Desenvolva alguns mantras saudáveis ​​que o manterão mentalmente forte. Essas palavras o ajudarão a combater a dúvida, as previsões catastróficas e a ruminação sem fim.