Principal Motivação O outro lado das emoções negativas

O outro lado das emoções negativas

Considere os vários pensamentos e emoções negativos que você já experimentou no trabalho - talvez medo do fracasso, culpa pelo sucesso, sentir-se um impostor ou o desconforto de receber feedback negativo. Além desses sentimentos comuns, a psicóloga e coach executiva de Harvard, Susan David, diz que as pessoas muitas vezes lutam para se sentir enganadas, intimidadas, envergonhadas, humilhadas, frustradas, estressadas, despreparadas, oprimidas, excluídas, indesejadas e inseguras. Uau! Além do mais, ninguém está imune, nem mesmo os chefões do nível C que aparentemente parecem ter tudo junto.

Goste ou não, as emoções negativas são uma parte inevitável da vida. Mas, de acordo com David, eles podem ser úteis para sua carreira e vida. A chave é lidar com eles de maneira adequada.



Três raízes para se sentir mal

Ela diz que os sentimentos negativos que as pessoas experimentam geralmente surgem de três raízes principais:



  • Raiva
  • Ansiedade
  • Tristeza

Os profissionais de negócios muitas vezes lutam contra a raiva ou a frustração quando sentem que seus objetivos estão sendo bloqueados ou o que estão tentando alcançar está sendo bloqueado. A ansiedade é focada no futuro e geralmente envolve um medo latente de ser ameaçado ou vulnerável. A tristeza tende a se concentrar no passado e envolve sentimentos de decepção ou perda.

As razões por trás das emoções negativas variam de pessoa para pessoa.



'Para um líder pode ser' Estou tão longe na minha carreira, mas não deixei a marca que queria '', explica David. 'Para outras pessoas, vai ser sobre uma oportunidade que pode ter estado na frente delas e que não tiveram ou sentir que estragou alguma coisa.'

Emoções negativas como catalisadores

Charles Darwin foi uma das primeiras pessoas a afirmar que esses tipos de emoções são úteis, Davis diz, apontando para seu livro 'A expressão das emoções no homem e nos animais', no qual postulou que todas as emoções são críticas porque evoluíram para nos ajudar a sobreviver.

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“Eles são úteis mesmo que algumas dessas emoções sejam indesejáveis ​​e não gostemos de senti-las”, diz ela. 'As emoções são uma forma de nos enviar uma mensagem sobre como estamos nos saindo em relação às coisas que são importantes para nós, como nossos principais objetivos, valores e relacionamentos.'



Alguém que valoriza a autonomia, por exemplo, pode ficar com raiva e frustrado por um chefe que gosta de microgerenciamento. Se a família é importante para você, longos períodos de 16 horas de trabalho podem trazer à tona sentimentos de culpa. Ou um empresário que está iniciando uma empresa iniciante pode sentir ansiedade se considerar muito a estabilidade financeira.

O truque é ver suas emoções fornecendo informações sobre o que é importante para você. Dê um passo para trás e observe suas emoções negativas e descubra o valor ou objetivo subjacente que está sendo privado. Identificá-lo é o primeiro passo para fazer mudanças positivas em sua vida.

Maneiras erradas de lidar com sentimentos ruins

Infelizmente, as pessoas geralmente não lidam bem com as emoções negativas, com os homens sendo mais propensos a ignorá-las e as mulheres mais propensas a ruminar, diz Davis.

“Quando as pessoas suprimem ou se concentram nas emoções - mesmo que sejam dois extremos totalmente opostos do espectro - elas tendem a ter níveis mais baixos de capacidade de tolerar o estresse”, diz ela. “Eles têm níveis mais altos de ansiedade e sentimentos de tristeza, o que é interessante quando se trata de supressão, porque estão tentando colocar suas emoções de lado para não as sentir, mas na verdade isso leva a uma ampliação. Muitas pesquisas mostraram que a supressão, paradoxalmente, resulta no ressurgimento das emoções com mais frequência e com maior intensidade. '

Pessoas que reprimem ou ruminam sobre seus sentimentos também experimentam níveis mais baixos de eficácia interpessoal e exibem o que David chama de 'fuga emocional', que envolve descarregar frustrações nas pessoas erradas em momentos inesperados. Por exemplo, alguém frustrado por uma situação no trabalho que tenta ignorá-la ou insiste nela com muita força tem mais probabilidade de ir para casa e ficar desproporcionalmente zangado com uma criança por ter deixado uma bicicleta no gramado da frente.

David diz que os líderes muitas vezes sentem que suprimir sentimentos ou pensar demais os ajuda a prosseguir com seu trabalho ou a resolver problemas, mas na verdade reduz seus recursos cognitivos e impacta negativamente em sua capacidade de ser eficazes.

Os pensamentos não são necessariamente fatos

Outro comportamento prejudicial envolve tratar seus sentimentos como fatos. Por exemplo, só porque o pensamento 'Eu sou uma fraude' surge em sua cabeça, não significa que você realmente é uma fraude. Porém, se você tratar isso como um fato, poderá fazer algo contraproducente, como não contribuir em uma reunião para evitar parecer um idiota.

'Começamos a confundir' Nossa, estou ansioso para bagunçar esta apresentação ', que é um pensamento do tipo' Estou ansioso e vou bagunçar a apresentação ', então quase começamos a nos tornar o pensamento e não o fazemos' Não há nenhum espaço entre nós e o pensamento e a emoção ”, diz David.

Por exemplo, imagine que você tem um colega de trabalho cujo comportamento constantemente perturba seu humor. Talvez ele seja um fanfarrão, critique tudo o que você faz ou se esquive de seus deveres, então você tem que dar uma folga. Cada vez que você o vê, você desabafa interiormente ou externamente que não pode trabalhar com essa pessoa. Com o tempo, você começa a evitá-lo ou tenta ser designado para projetos nos quais ele não está envolvido. Embora suas ações possam parecer razoáveis, e se os projetos e as habilidades que você pode adquirir trabalhando neles forem realmente importantes para sua carreira? Essencialmente, sua reação à emoção e a aceitação dela, permitindo que ela direcione suas ações, pode estar afetando negativamente a qualidade de seu trabalho, seu desenvolvimento e sua carreira.

David sugere uma resposta melhor. Com uma orientação curiosa e compassiva, observe seus sentimentos e como você reage a eles. O que eles estão sinalizando para você sobre seus valores e seus objetivos? Você sempre é sarcástico quando fala com o colega de trabalho chato? Você o coloca no chão ou o evita? Seu padrão de comportamento está ajudando você?

'Às vezes, simplesmente prefixar seus sentimentos internamente com as palavras' Estou percebendo 'pode ajudar enormemente a desarmar e criar algum espaço entre você e suas emoções', diz David. '' Estou com tanta raiva 'torna-se' Estou percebendo que estou ficando com raiva '. 'Eu simplesmente não posso estar mais nesta reunião' torna-se 'Estou percebendo a necessidade de desligar.' '

Perceber emoções e se inclinar para elas sem suprimir ou ruminar não é simplesmente um processo mecanicista. “Trata-se de adotar uma postura real de compaixão em relação a si mesmo e à própria experiência e, em seguida, avançar de uma forma que seja viável e alinhada com os valores”, diz David.

Ela chama essa capacidade de gerenciar os pensamentos e sentimentos de 'agilidade emocional' e escreve sobre o assunto por Harvard Business Review . Quer saber o quão ágil emocionalmente você é? Dê uma olhada no David's avaliação na HBR, bem como um vídeo curto isso resume seu conselho sobre emoções negativas.