Principal Bem Estar Como funcionam os hormônios do estresse - e como controlá-los

Como funcionam os hormônios do estresse - e como controlá-los

Um pouco de estresse pode pressioná-lo a ter o melhor desempenho possível. Deixe tudo fora de controle e você corre o risco de sofrer de esgotamento e de ter problemas de saúde graves. Embora seja um conceito simples de entender, gerenciar o estresse de forma eficaz é muito mais difícil na prática. Caso em questão: 30 por cento dos americanos que visitaram um médico entre meados de 2017 e meados de 2018 foram por questões relacionadas ao estresse, de acordo com um enquete conduzido pela empresa de mídia Everyday Health.

Encontrar aquele estado intermediário no estilo Cachinhos Dourados - pressão suficiente para encorajar a agudeza mental, não o suficiente para desgastar o corpo e a mente - é onde a maioria dos líderes deseja estar na maior parte do tempo. Felizmente, psicólogos e treinadores de desempenho dizem que você pode treinar seu cérebro para chegar lá - e até mesmo aproveitar o estresse em situações de risco.



Tudo começa com a compreensão dos papéis que dois hormônios, adrenalina e cortisol, desempenham no estresse. Aqui está o que você precisa saber:



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Adrenalina e Cortisol

Sempre que seu corpo percebe uma ameaça, como receber um e-mail furioso ou mais uma tarefa no topo de uma carga de trabalho opressiva, ele libera uma onda de adrenalina e cortisol em seu sistema. A março de 2019 artigo publicado pela Mayo Clinic resume efetivamente a função de cada hormônio:

  • Adrenalina aumenta a frequência cardíaca, eleva a pressão arterial e aumenta a energia.



  • Cortisol suprime funções que são inúteis em situações de luta ou fuga, como os sistemas digestivo e reprodutivo, e envia sinais às partes do cérebro que controlam o humor, a motivação e o medo.

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Juntos, eles podem mudar o jogo em situações de risco, diz Jarrod Spencer, psicólogo esportivo e autor que trabalhou com atletas universitários na Universidade de Maryland e na Universidade de Princeton, entre outras. O estresse, diz ele, pode aguçar seu foco a um grau extremo. É por isso que os prazos e a pressão do tempo podem ser tão eficazes para o desempenho: o cortisol permite uma produtividade acima da média, enquanto a adrenalina lhe dá energia para impulsionar suas capacidades físicas e mentais.

Uma espada de dois gumes

Ao mesmo tempo, permanecer equilibrado enquanto está estressado pode ser um desafio - e os mesmos dois hormônios são os culpados. 'Seu corpo está entrando em modo de sobrevivência e, 99,9% do tempo, você não está realmente em uma situação de vida ou morte', explica Graham Betchart, um técnico de habilidades mentais que trabalhou com estrelas do basquete como Ben Simmons e Karl -Anthony Towns, bem como funcionários da firma de capital de risco True Ventures e do Silicon Valley Bank. - Você pode estar apenas conversando com alguém com quem trabalha e, de repente, bang, você está neste estado de pensamento muito limitado e primitivo. Você está basicamente lidando com velhos instintos embutidos.



Se você não encontrar maneiras de se recuperar de situações estressantes, está sujeitando seu corpo a uma superexposição à adrenalina e ao cortisol, de acordo com a Mayo Clinic. A longo prazo, o estresse crônico aumenta o risco de ansiedade, depressão, problemas digestivos, dores de cabeça, doenças cardíacas, problemas de sono, perda de memória e concentração e outras condições.

Estratégias para o estresse

Os humanos têm um mecanismo integrado para controlar o estresse enquanto ele está acontecendo: a capacidade de respirar profundamente. É uma solução temporária e de curto prazo - mas poderosa, diz Louisa Sylvia, psicóloga do Massachusetts General Hospital e professora da Harvard Medical School que costuma trabalhar com veteranos militares e militares. Sylvia explica que fazer 'respirações grandes e profundas' ajuda no acoplamento cardiorrespiratório - a sincronização de sua frequência cardíaca, pressão arterial e respiração - que, por sua vez, ajuda você a ficar lúcido sob pressão.

A longo prazo, acrescenta Betchart, você pode treinar seu cérebro para tirar proveito dos aspectos positivos do estresse, ignorando os negativos. Ele se refere ao seu método favorito como a técnica MVP:

  • Meditação , que treina sua respiração e habilidade de permanecer mentalmente aterrado em situações difíceis.

  • Visualizando você mesmo superando obstáculos, o que lhe dá a perspectiva de que você precisa para perceber consistentemente que seus fatores de estresse não são situações de vida ou morte.

  • Conversa interna positiva , o que o motiva a trabalhar duro para controlar regularmente o estresse.

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Praticar todos os três diariamente, diz Betchart, pode ajudá-lo a reformular a própria natureza do estresse. 'Stress é apenas energia, certo? É estresse quando você não quer a energia lá, ou você não consegue lidar com isso ', diz ele. 'A pessoa que sabe como reformulá-la em energia e oportunidade já tem uma vantagem enorme - mas você precisa desse treinamento sobre como aproveitá-la. Se não o fizer, pode oprimir você. '