Principal Projeto Fundadores Por que este fundador vendeu sua empresa para 'as pessoas mais chatas do universo'

Depois de quase duas décadas liderando Big Ass Fans, Carey Smith decidiu vender o negócio de ventiladores industriais com base em Lexington, Kentucky, e assumir uma função em sua empresa parte incubadora e parte venture, The Kitchen. Smith conta Inc. por que sentia poucos laços emocionais com a empresa que havia construído e como determinava o preço de venda - aparentemente do nada.

Quando você começou a pensar em vender a empresa?

Quando você dirige uma empresa, não pensa em vendê-la. Algumas pessoas perguntaram: 'Qual é a sua estratégia de saída?' e eu pensei, 'Do que diabos você está falando?' À medida que crescemos, as empresas de private equity batem constantemente à nossa porta. O que eu queria saber era: você pode me ajudar a expandir esse negócio? Mas eles não tinham interesse nisso. Portanto, houve uma desconexão. Finalmente, 18 anos depois de começarmos, mencionei ao meu COO que estava frustrado. Eu disse: 'Estou cansado dessas coisas.'

Como você chegou a $ 500 milhões como o preço pelo qual queria vender?

Vender não era algo que eu pretendia fazer, e é por isso que escolhi esse número. Não estava relacionado a nada. Parecia um bom número. Então, se alguém disse: 'Vou te oferecer $ 499 milhões', é como, 'Ei, tive uma ideia: foda-se. O único número em que estou interessado é $ 500 milhões. Eu não vou negociar. ' E nós não.

Qual foi seu grau de especificidade na escolha de um comprador?

No final do dia, embora eu realmente me importasse com o negócio, não é meu filho. Você sempre ama as pessoas, mas os fãs são um produto. Queríamos ter certeza de que o comprador não simplesmente abrisse as portas e dissesse a todos para irem embora. Mas, fora isso, é como comprar um chiclete: é meu até que você me pague por ele - e então é seu.

Você teve alguma dúvida sobre vender para private equity?

O que acontece com os investidores de private equity é que todos dizem a mesma coisa: 'Nós realmente respeitamos o que você fez. Queremos continuar crescendo, porque queremos que você se orgulhe disso. ' Mas eles têm interesse em fazer um retorno. Não há nada de errado com isso - é apenas um tipo diferente de negócio. Eles são banqueiros. As pessoas mais chatas de todo o universo. É como se você fosse ao agente funerário e escolhesse um caixão, e eles tentassem convencê-lo de que realmente se importam com sua vida após a morte. Me dá um tempo. Você está apenas colocando as pessoas no chão.